Curso “Saberes do Corpo: Leitura de Mulheres Radicais” na Barca dos Livros

mulheres_radicais

A proposta deste curso é comover|promover diálogos sobre as afinidades do corpo com a escrita a partir de obras de artistas latino-americanas atuantes entre os anos 1960-1980. Serão seis encontros orientados pela leitura de alguns trabalhos de Maris Bustamante e Mónica Mayer, Lygia Clark, Lygia Pape, Cecilia Vicuña, Beatriz González e Judith Baca, artistas multilinguagens em cujas obras a palavra, o corpo e a plasticidade se mesclam em profunda relação com os contextos históricos e políticos em que elas viveram e criaram. O convite é que possamos aprender com essas artistas, no encontro entre as diversas artes – a literatura, as artes plásticas, a performance – a transformar nossos modos e meios de ler. Essa mudança de perspectiva deriva de uma implicação da vida cotidiana e da subjetividade de cada participante. Para que isso seja possível, criaremos um espaço para a materialização das leituras na forma de escrituras, performances ou criações artísticas da ordem dos desejos que surjam dessa interação.

Metodologia: Cada encontro prevê o estudo de alguns trabalhos artísticos previamente indicados bem como a leitura de textos que nos ajudam a levantar questões relevantes para o debate.
Costurado em ressonância com a exposição Mulheres Radicais: arte latino-americana, 1960-1985, curada por Cecilia Fajardo-Hill e Andrea Giunta, o curso prevê uma reflexão relacionada às condições históricas nas quais a arte feita por essas mulheres é produzida e compreendida. No encontro, portanto, após uma breve exposição que situa historicamente a artista, o convite às
pessoas participantes é exercitar um modo particular de ler que coloque na roda uma performance do saber do corpo de cada uma. As leituras artísticas serão especialmente desejadas.

Quando? Sábados, 15, 22 e 29 de setembro e 06, 20 e 27 de outubro, das 10h às 13h (3h por encontro).
Público: mínimo 6 e máximo 12 pessoas.
Investimento: R$ 300,00. (algumas vagas serão reservadas para participantes isentas/os de pagamento).

Referências para o curso:
Exposição Radical Women: Latin American Art, 1960-1985, em SP:Pinacoteca de São Paulo, São Paulo: August 18–November 19, 2018.
Curso Aesthetics and Consumer Capitalism in Latin America: A Radical Women Approach, ministrado pelo Prof. Sergio Delgado Moya, Universidade de Harvard, Spring 2018.

Articulados: Maiara Knihs (doutoranda em Literatura em Harvard) e Ana Araújo (mestre em Letras pela UFMG e atriz formada pela Fundação Clóvis Salgado/MG).

Maiores informações e inscrições: anaouana@gmail.com e mknihs@gmail.com.

Anúncios
Publicado em Notícias por Barca dos Livros. Marque Link Permanente.

Sobre Barca dos Livros

A Barca dos Livros é uma biblioteca comunitária, mantida pela Sociedade Amantes da Leitura, com sede na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, que defende a importância da leitura para o desenvolvimento comunitário e individual. Desde o ano de 2009 é reconhecida como Ponto de Cultura. Tem como missão facilitar o acesso ao livro e à leitura através do atendimento diário e gratuito à comunidade, promovendo a formação de leitores e de mediadores de leitura. Funcionamento: Terça-feira a sábado, das 14h às 19h. Telefone: 48 3879.3208 Contribua com a Barca dos Livros! Banco do Brasil, Ag. 3185-2 – CC 13.058-3. CNPJ 06 022 478/0001-07. Beneficiário Sociedade Amantes da Leitura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s