Formação Entre a Leitura e o Teatro: espaços de convivência com o texto literário

Entre a Literatura e o Teatro
Esta formação propõe a aproximação dos campos da leitura e do teatro. Partindo-se da ação de LER textos literários em performance, ou seja, com a presença da voz no espaço, pretende-se conjugar as ações de ler, proferir, ouvir e ver, sempre com o texto em mãos. A ideia é criar oportunidades de fruição da literatura, incorporando a dimensão afetiva que o corpo-voz e a situação coletiva podem suscitar no leitor/ouvinte/espectador. A estas ações, propõe-se a inserção de pequenas regras e de movimentos corporais sutis durante a leitura, abrindo espaço para o lúdico, sem comprometer o contato do leitor-jogador com o texto. E o TEATRO vai se delineando através da observação (em processo) destas ações.
 
Portanto, o objetivo principal destes encontros é possibilitar um espaço para ler literatura e jogar com ela, lançando mão de elementos do campo teatral (corpo – voz-espaço), entre todos os participantes. A cada encontro, pretende-se disponibilizar literatura diversificada e abordagens teatrais diversificadas. Espera-se, com a união entre leitura e teatro, sensibilizar e incentivar jovens e adultos para a leitura, estimulando o contato com obras literárias diversificadas, em sua materialidade, e com o objeto livro. Espera-se também contribuir com a formação e a inspiração de atores e diretores, através da partilha de títulos literários e do trabalho com a palavra dita. Ou seja, criar espaços interdisciplinares potentes para imbricar ensino e criação artística, contribuindo com o trabalho de professores e artistas.
 
Os encontros serão às segundas feiras, entre 19h e 21h, durante os meses de abril, maio, junho e julho.
 
Local: Biblioteca ComunitáriaBarca dos Livros.
 
Início: 09/04/2018.
 
Público alvo: professores, estudantes, artistas, interessados em literatura e/ou teatro.
Faixa etária: a partir de 16 anos.
Carga horária: 30h.
20 vagas.
Gratuito.
Coordenação: Heloise Vidor.
Informações: barcadoslivroscomunicacao@gmail.com.
 
As inscrições serão realizadas via e-mail: barcadoslivroscomunicacao@gmail.com, com o assunto “Formação Leitura e Teatro” com os dados (nome, idade e profissão) e a motivação da participação.
 
Solicitamos que, antes da inscrição, os interessados verifiquem sua disponibilidade de participação em todos os encontros.
 
Heloise Vidor é atriz e professora de Teatro. Possui graduação em Interpretação Teatral pela Universidade de São Paulo (1994), Mestrado em Educação e Cultura (2001) e Mestrado em Teatro (2008) pela Universidade do Estado de Santa Catarina e Doutorado pela USP (2015).
Anúncios
Publicado em Notícias por Barca dos Livros. Marque Link Permanente.

Sobre Barca dos Livros

A Barca dos Livros é uma biblioteca comunitária, mantida pela Sociedade Amantes da Leitura, com sede na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, que defende a importância da leitura para o desenvolvimento comunitário e individual. Desde o ano de 2009 é reconhecida como Ponto de Cultura. Tem como missão facilitar o acesso ao livro e à leitura através do atendimento diário e gratuito à comunidade, promovendo a formação de leitores e de mediadores de leitura. Funcionamento: Terça-feira a sábado, das 14h às 19h. Telefone: 48 3879.3208 Contribua com a Barca dos Livros! Banco do Brasil, Ag. 3185-2 – CC 13.058-3. CNPJ 06 022 478/0001-07. Beneficiário Sociedade Amantes da Leitura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s