Oficinas gratuitas – Barca dos Livros Porto de Leituras

Oficinas gratuitas - Barca dos Livros Porto de Leituras

OFICINAS GRATUITAS NA BARCA DOS LIVROS

Biblioteca Barca dos Livros está promovendo uma série de oficinas gratuitas, entre maio e setembro deste ano, dentro do projeto Ponto de Cultura Porto de Leituras, cujo objetivo é criar e desenvolver uma rede de atividades que envolvam práticas diferenciadas de leitura, promover a ampliação das oportunidades de encontro entre o texto literário e o leitor e incentivar a leitura.

As oficinas são gratuitas e serão realizadas na Biblioteca Barca dos Livros – Largo Hippólito do Valle Pereira, 620 – Lagoa da Conceição.

——————————————————————————————-

Produção de conteúdo para jornal e revista eletrônica

Com Milu Leite, jornalista e escritora
Público: a partir de 13 anos
Período previsto: Junho (1ª etapa) e Julho (2ª etapa)
Horário: vespertino
Vagas: 12

Objetivo: Trabalhar a produção e a edição de diversos formatos de texto e conteúdos jornalísticos (reportagem, entrevista, resenha, fotografia etc.) para a edição de um jornal impresso e revista eletrônica, através de um laboratório de Redação Jornalística.

Conteúdo: Produção: pesquisa e seleção de material; leitura e análise das informações; produção de matérias, entrevistas, resenhas e reportagens. Revisão: leitura, avaliação, revisão e aprimoramento dos textos; definições quanto à distribuição de matérias no jornal; edição de fotografias e demais imagens; redação de créditos, legendas, títulos etc.

Produto: Jornal Impresso e Revista Eletrônica.

——————————————————————————————-

Formação de líderes literários comunitários

Coordenação da Barca dos Livros
Público: jovens e adultos
Período previsto: Maio-Agosto (1º encontro: 24 de maio)
Horário: 19 às 21h
Vagas: 20

Objetivo: Formar agentes comunitários para atuarem ou promoverem iniciativas na área do livro e leitura em suas comunidades.

Conteúdo: Eixo Livro: Literatura; Editoras; Coleções; Seleção; Acervo etc.; Eixo Leitura: Ações de leitura na comunidade; Eixo Políticas do Livro e Leitura: organização e políticas públicas do livro e leitura.

——————————————————————————————-

Projetos culturais

Com Sig Schaitel, gestor cultural
Público: Jovens e Adultos
Período previsto: 24 a 28 de Junho
Horário: 19 às 22h
Vagas: 15

Objetivo: Compreender os conceitos de projeto, projeto cultural e modelagem de projetos. Desenvolver habilidades para análise da finalidade, da dinâmica e do contexto do projeto cultural. Modelar um projeto cultural utilizando a conceituação e metodologia da FGV/MINC.

Conteúdo: Conceito de projeto; Modelagem de projeto cultural: análise de contexto, objetivos, impactos, metas, indicadores, condicionantes etc.; Matriz de estrutura lógica; Revisão, redação e apresentação de um projeto cultural.

——————————————————————————————-

Individualcoletivo: stop motion e arduino

Com Diego de los Campos, artista plástico
Público: a partir de 12 anos
Período previsto: dias 02, 09, 16, 23, 30 de Julho (terças)
Horário: 14 às 17h30
Vagas: 20

Objetivo: Difundir o uso de novas tecnologias para aplicar de forma criativa nas artes e no ensino de arte. Produção de filme utilizando técnica de stop motion (fotografia); construção de arduino com eletrodomésticos; exposição dos produtos da oficina.

Conteúdo: Stop motion: princípios da animação, roteiro e storyboard, exercícios de criação e edição de pequenos filmes. Arduino: apresentação do conceito, programação para controlar os eletrodomésticos.

Produto: Exposição dos trabalhos e projeção do filme.

——————————————————————————————-

Resgate da cultura oral: registro em imagem e som

Com Tati Costa (Instituto de Memória Câmara Clara)
Público: a partir de 16 anos
Período previsto: 21 e 28 de Julho (domingos)
Horário: 16h às 21h
Vagas: 15

Objetivo: oferecer aos participantes elementos da prática e do pensamento sobre o registro da cultura oral através dos recursos de imagem e som (fotografia, vídeo).

Conteúdo: Sensibilidades no relacionamento intergeracional; história oral, narrativas e narradores da vida real; filmes de referência e percepções sobre imagens e sons; prática de fotografia e gravação de áudio; práticas de entrevistas; difusão dos registros, retorno comunitário e circulação em meios digitais.

Produto: Exposição das fotos e projeção dos registros em vídeo.

——————————————————————————————-

Artes plásticas, poesia e narrativas orais

Com Felícia Fleck e Sônia Moro
Público: crianças a partir de 8 anos
Período previsto: Agosto-Setembro
Horário: 16h às 18h (08 encontros)
Vagas: 12

Objetivo: Sensibilizar as crianças para as narrativas orais, as artes plásticas e o fazer artístico; desenvolver a capacidade lúdica das crianças; desenvolver atividades que proporcionem o fazer artístico; incentivar o trabalho de produção textual; mostrar a relação direta entre arte e cultura.

Conteúdo: Leitura de imagens de obras de arte dentro do tema proposto, com a finalidade de descrevê-la, analisá-la e interpretá-la; Contação de histórias; Criação de texto verbal e visual.

Produto: Exposição na Barca dos Livros dos trabalhos produzidos.

——————————————————————————————-

Fotografia digital básica

Com Ronaldo Andrade, fotógrafo
Público: a partir de 15 anos
Período previsto: 3 a 26 de Setembro (terças e quintas)
Horário: 19h às 21h
Vagas: 12

Objetivo: Possibilitar aos participantes expressar seu olhar do ponto de vista fotográfico, familiarizando-os com as principais técnicas de captação, utilizando o suporte digital como forma de registro.

Conteúdo: História da fotografia: Origem, principais escolas e fotógrafos; Tipos de câmera, sensores, objetivas; Profundidade de campo, fotometria, tempo de exposição e controle de diafragma, sensibilidade, focalização, tipos de objetivas e aplicações; Formas de gravação e programas de tratamento de imagens.

Produto: Exposição na Barca dos Livros de seleção de fotos produzidas na oficina.

——————————————————————————————-

Narração de histórias

Com Aline Maciel, contadora de histórias
Público: Jovens e Adultos
Período previsto: Setembro
Horário: 19h às 22h
Vagas: 15

Objetivo: Capacitar para a utilização das técnicas de contação de histórias em escolas, bibliotecas ou outros espaços de leitura, desenvolvendo um estilo próprio de contar.

Conteúdo: Voz, aquecimento e expressão vocal; Corpo, gestos, expressão, olhar e ritmo; Improviso, concentração, imaginação e memorização; Roteiro, adaptação e recursos para a contação; Apresentação pública de histórias.

Produto: Sarau de histórias na Barca dos Livros.

——————————————————————————————

Inscrições e Informações
barcadoslivros@amantesdaleitura.org
48 3879 3208

Anúncios
Publicado em Aconteceu 2013, Notícias, Oficinas por Barca dos Livros. Marque Link Permanente.

Sobre Barca dos Livros

A Barca dos Livros é uma biblioteca comunitária, mantida pela Sociedade Amantes da Leitura, com sede na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, que defende a importância da leitura para o desenvolvimento comunitário e individual. Desde o ano de 2009 é reconhecida como Ponto de Cultura. Tem como missão facilitar o acesso ao livro e à leitura através do atendimento diário e gratuito à comunidade, promovendo a formação de leitores e de mediadores de leitura. Funcionamento: Terça-feira a sábado, das 14h às 19h. Telefone: 48 3879.3208 Contribua com a Barca dos Livros! Banco do Brasil, Ag. 3185-2 – CC 13.058-3. CNPJ 06 022 478/0001-07. Beneficiário Sociedade Amantes da Leitura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s