EXPOSIÇÃO DE PINTURAS NA BARCA DOS LIVROS

SUMIÊ: SINGELEZA E QUIETUDE

As pinturas de Nadir e Telma foram feitas na tradição do Sumi-ê e sua apresentação em costuras sobre tecido foi preparada por Vanda D´Aquino Rosa.

A palavra Sumi-ê significa literalmente pintura com tinta, mas na verdade engloba uma forma peculiar de fazer arte e de viver. A forma extremamente minimalista com que algo é representado no Sumi-ê possibilitou o surgimento da caligrafia chinesa, que se baseia em ideogramas, ao invés de letras. Por exemplo, a representação de uma montanha, com o menor número de traços possível, transformou-se no ideograma que quer dizer montanha na língua chinesa.

A assimetria, a singeleza, a naturalidade, a profundidade, o desapego e a quietude são características importantes no sumi-ê, juntamente com a rapidez com que é realizado.

Não existe tempo para reflexão sobre o que está sendo realizado. Não existe a possibilidade de correção ou repetição. Um traço deve ser encarado como único e quando ocorre um erro a obra é descartada. Como o papel utilizado é fino e absorvente, o trabalho deve ser feito com gestos firmes, delicados, e a uma velocidade ideal. Se o pincel se retarda muito sobre o papel o resultado é um borrão confuso, e quando o pincel avança muito rápido, o traço se torna rígido, sem graça. A cor branca que fica no fundo é essencial na composição.

Praticamente tudo se pode representar, desde animais a figuras humanas, embora a prática do sumi-ê se volte sempre para o exercício dos quatro temas tradicionais, que representam as estações do ano: crisântemos (outono), cerejeiras (inverno), orquídeas (primavera) e bambus (verão).

Anúncios
Publicado em Notícias, Todas as programações por Barca dos Livros. Marque Link Permanente.

Sobre Barca dos Livros

A Barca dos Livros é uma biblioteca comunitária, mantida pela Sociedade Amantes da Leitura, com sede na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, que defende a importância da leitura para o desenvolvimento comunitário e individual. Desde o ano de 2009 é reconhecida como Ponto de Cultura. Tem como missão facilitar o acesso ao livro e à leitura através do atendimento diário e gratuito à comunidade, promovendo a formação de leitores e de mediadores de leitura. Funcionamento: Terça-feira a sábado, das 14h às 19h. Telefone: 48 3879.3208 Contribua com a Barca dos Livros! Banco do Brasil, Ag. 3185-2 – CC 13.058-3. CNPJ 06 022 478/0001-07. Beneficiário Sociedade Amantes da Leitura.

Uma resposta em “EXPOSIÇÃO DE PINTURAS NA BARCA DOS LIVROS

  1. Pingback: Notícias da UFSC » Professoras da UFSC expõem obras de Sumi-ê

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s