ENCONTRO COM O AUTOR: RONALDO WERNECK

POETA RONALDO WERNECK LANÇA NA BARCA DOS LIVROS SUAS CONTROVÉRSIAS E OUTRAS CRÔNICAS, ENSAIOS E POEMAS

Na sexta-feira, 13 de janeiro de 2012, a partir de 20 horas, o poeta e cronista Ronaldo Werneck, mineiro de Cataguases, lança na Barca dos Livros (Biblioteca Comunitária Barca dos Livros/Rua Senador Ivo D’Aquino, 103, Lagoa da Conceição – Florianópolis) seu mais novo livro de crônicas, Há Controvérsias 2 (Editora Arte Paubrasil, São Paulo, 2011) .
É do dia a dia de Minas e do mundo – de “futebol e cinema, de canções e poesia” – que trata mais uma vez Werneck, dando continuidade às crônicas de Há Controvérsias 1, lançado em 2009. Além de vários inéditos, o livro é formado por textos publicados a partir de 2003 na coluna “Há Controvérsias” que o escritor assina nos jornais Cataguases e O Liberal, de Cabo Verde. Fora Há Controvérsias 2, Ronaldo Werneck lançará também seus livros mais recentes, todos editados pela Arte Paubrasil:  Há Controvérsias 1 (crônicas), Humberto Mauro revisto por Ronaldo Werneck (ensaio-biográfico sobre o cineasta mineiro) e seu mais novo livro de poemas, Minerar O Branco.
“Bom frisar que tudo aqui é lance de dados”, escreve Ronaldo Werneck. “Tudo acaso, tudo controvérsias. Tudo palavra que chama toda palavra. Tudo aqui é prosa, mesmo o que não é – o que aprouve, o que aprazia. O que me põe todo proesia”. Diz o jornalista Zuenir Ventura: “Ronaldo, você não se cansa de me surpreender com essa sua polissemia, polivalência, politalento. Que excelente poeta você é, cara, e que cronista”.
“Qual um documentarista, montando sua obra em sequencias, Werneck dá voz a inúmeros testemunhos que enlaçam diferentes épocas e aspectos da obra de Humberto Mauro, além do próprio diretor em diferentes depoimentos”, escreve a historiadora paulista Sheila Schvarzman no prefácio do livro Humberto Mauro revisto por Ronaldo Werneck, que possui um rico acervo fotográfico e registra importantes momentos da vida de Mauro e do cinema brasileiro.
“Se os acasos da roda viva levam Ronaldo a Veneza, a Paris e induzem a flagrar o Rio como ‘esse cais coalhado de caos’, uma irreprimível pulsão de pretérito o devolve para ‘dentro da minas noite menina/ cristal de sonho arisco’, como se Minas e o resto aparecessem, transcriados, em fragmentos refratados num espelho cubista. Nisso a retórica vanguardista de Werneck é incomparável, poesia com altas taxas de invenção”, diz o crítico paranaense Jair Ferreira dos Santos, prefaciador de Minerar O Branco.

Anúncios
Publicado em Todas as programações por Barca dos Livros. Marque Link Permanente.

Sobre Barca dos Livros

A Barca dos Livros é uma biblioteca comunitária, mantida pela Sociedade Amantes da Leitura, com sede na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, que defende a importância da leitura para o desenvolvimento comunitário e individual. Desde o ano de 2009 é reconhecida como Ponto de Cultura. Tem como missão facilitar o acesso ao livro e à leitura através do atendimento diário e gratuito à comunidade, promovendo a formação de leitores e de mediadores de leitura. Funcionamento: Terça-feira a sábado, das 14h às 19h. Telefone: 48 3879.3208 Contribua com a Barca dos Livros! Banco do Brasil, Ag. 3185-2 – CC 13.058-3. CNPJ 06 022 478/0001-07. Beneficiário Sociedade Amantes da Leitura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s