CHICO DOS BONECOS NA BARCA DOS LIVROS

Neste mês de novembro a Barca dos Livros recebe uma visita muito especial: Chico dos Bonecos, que ministrará duas oficinas e realizará o espetáculo Tudobolô.

A ESPALHADEIRA DE PALAVRAS E SEUS APETRECHOS DE OUVIRIMAGENS
Nesta oficina, vamos mergulhar em duas experiências literárias:
LER EM VOZ ALTA: o livro, sob os olhos do leitor, funciona quase como um objeto de cena.
CONTAR UMA HISTÓRIA ou DECLAMAR UM POEMA: como o texto está decorado, de cor e salteado, os gestos do contador podem buscar outras amplitudes.
Quando vocalizamos e gestualizamos o texto, não é apenas o enredo que ganha destaque – é a própria textura literária que ganha relevo. As crianças, de todas as idades, não se encantam apenas com o rumo dos acontecimentos – elas se encantam, principalmente, com o rumor das palavras.
Esta literatura oralizada será abordada do ponto de vista da recepção, ou seja, das condições ideais para que os ouvintes tenham tempo, e calma, para construir as imagens, iluminar as pausas e recortar as palavras.
A oficina vai evidenciar a contemporaneidade do conjunto literário tradicional – um repertório milenar e planetário, em constante mutação, e fonte inspiradora para autores de ontem e de hoje.
Neste processo de povoar o corpo de contos, poemas, canções e malabarismos verbais, vamos explorar os recursos dos brinquedos e das brincadeiras: escadas de maracás, jabolôs, corrupios, códigos secretos, teatro de fantoche e teatro de sombras.
Público alvo: Arte-educadores, contadores de histórias, bibliotecários, professores, estudantes e outros mediadores de leitura.
Turma 1: Dia 8 (terça-feira) das 14h às 18h – 20 vagas – gratuito
Turma 2: Dia 9 (quarta-feira) das 18h às 22h – 20 vagas – gratuito
Inscrições somente pelo telefone:  (48) 3879 3208

MUITAS COISAS, POUCAS PALAVRAS
(A oficina do professor Comênio e a arte de ensinar e aprender)
Em sua obra “Didática Magna”, lançada em 1657, o professor João Amós Comênio constrói as bases da pedagogia moderna. Nesta palestra, o professor Francisco Marques (Chico dos Bonecos) transforma a “Didática Magna” numa conversa com os pais e os professores de hoje. De maneira poética e bem humorada, o professor Comênio aborda três temas: a inteligência, os sete passos da arte de ensinar e a disciplina. E todas estas reflexões são alinhavadas por vinte e duas canções, uma fábula de Esopo e diversos brinquedos milenares e planetários.
Público alvo: Professores do Ensino Fundamental e Educação Infantil, estudantes de Pedagogia e Letras, arte-educadores, educadores em projetos sociais.
Turma 1: Dia 10 (Quinta-feira) das 14 às 18h – 20 vagas – gratuito
Turma 2: Dia 11 (Sexta-feira) das 18 às 22h – 20 vagas – gratuito
Gratuito – Inscrições somente pelo telefone:  (48) 3879 3208     

TUDOBOLÔ
– HISTÓRIAS NA BARCA DOS LIVROS E ENCONTRO COM O AUTOR

Espetáculo com Francisco Marques (Chico dos Bonecos)*
Para crianças e seus adultos
Dia 12 (Sábado), às 18h, gratuito (duração 60m)
na Biblioteca Barca dos Livros

CHICO DOS BONECOS parece um homem encantado. Anda pelas cidades brasileiras carregando duas maletas-baús, daquelas de caixeiro viajante, repletas de peças e objetos insólitos, como chapeuzinho de papelão, funil, chuveiro, parafuso de tampa de privada, entre outras coisas que possivelmente seriam descartadas por qualquer um de nós. Mas ele não é qualquer um de nós, embora sua missão seja em parte mostrar que podemos ser como ele é.
Chico dos Bonecos, Francisco Marques, parece mesmo um homem encantado quando abre suas maletas e constrói em poucos segundos seus brinquedos falantes, monta ou desenrola brincadeiras com cada um deles, lembra histórias reinventadas em parceria com seus ouvintes, canta, recita poemas e deixa embasbacadas platéias de professores, educadores, crianças e pais.
Chico é poeta e arte-educador que trabalha desde o início da década de 80 com o resgate de brinquedos e brincadeiras antigas, incluídas nessa categoria de brinquedos aqueles invisíveis, como histórias, contos, lendas e fábulas vindas da literatura oral. Sua matéria-prima de trabalho parece ser a impalpável riqueza da oralidade brasileira mesclada com o humor e o resgate da vontade de brincar.
Ele escreve, lê, relê e conta histórias não apenas para a criança, nem para o adulto, mas para a Infância, e, dessa forma, consegue a proeza de puxar o fio de uma arte intergeracional, um verdadeiro cruzaréu de vozes, onde crianças e adultos e velhos e jovens se encontram e se enlaçam e se encantam.

Para conhecer mais sobre o autor e sua obra, navegue pelo Sáiti Gudáiti, espaço de Chico dos Bonecos hospedado pela Editora Peirópolis em que ele oferece muitos conteúdos para crianças, pais, professores e leitores em geral.

LIVROS PUBLICADOS PELA EDITORA PEIRÓPOLIS

FONTE: http://www.editorapeiropolis.com.br/biografia/?autor=132&nome=Francisco+Marques+%28Chico+dos+Bonecos%29

Anúncios

Sobre Barca dos Livros

A Barca dos Livros é uma biblioteca comunitária, mantida pela Sociedade Amantes da Leitura, com sede na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, que defende a importância da leitura para o desenvolvimento comunitário e individual. Desde o ano de 2009 é reconhecida como Ponto de Cultura. Tem como missão facilitar o acesso ao livro e à leitura através do atendimento diário e gratuito à comunidade, promovendo a formação de leitores e de mediadores de leitura. Funcionamento: Terça-feira a sábado, das 14h às 19h. Telefone: 48 3879.3208 Contribua com a Barca dos Livros! Banco do Brasil, Ag. 3185-2 – CC 13.058-3. CNPJ 06 022 478/0001-07. Beneficiário Sociedade Amantes da Leitura.
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s