Sarau de Histórias 4 anos!

“lá vem ele nos contando histórias”

Já faz tempo que a frase acima não identifica o mentiroso contumaz, pessoa em quem a gente não pode dar crédito. Todos os meses, na noite do último sábado do mês, um grupo de pessoas se reúne para escutar histórias. São causos de medo e susto, histórias fantásticas, de amor, alegria ou dor, de lugares distantes e culturas exóticas, ou coisas da nossa alma brasileira…

Neste mês, o Sarau de Histórias, promovido pela Biblioteca Barca dos Livros completa quatro anos e já faz parte da vida de muita gente. Adultos, há que se destacar, que lotam o espaço do Café Sombreado (andar térreo da biblioteca) para sonhar de olhos abertos.

E para aqueles que ainda se surpreendem com o fato de que gente grande se reúne para “ouvir historinhas”, uma provocação: por que temos tanta necessidade de filmes, literatura, teatro, fofocas e outras formas de apresentação das narrativas.

Memórias, identidades, e nosso próprio destino se estruturam pelas narrativas. O tempo todo estamos contando histórias, para alguém ou para nós mesmos.

Todos os meses, a partir de um tema, contadores de histórias (profissionais ou não) narram seus contos, recolhidos da literatura ou da tradição oral, resgatando as práticas dos saraus e (mais antiga ainda) das rodas de histórias ao pé do fogo. Afinal, uma das nossas necessidades mais fundamentais da condição humana é a busca de sentido e significado.

Além disso, no meio desta era de tanta virtualidade nas relações humanas, a necessidade do contato, do encontro, da troca, faz com que se retome a palavra no seu ambiente primordial: a voz.

Texto de divulgação por Sérgio Bello, coordenador do Sarau de Histórias.

Anúncios
Publicado em Notícias por Barca dos Livros. Marque Link Permanente.

Sobre Barca dos Livros

A Barca dos Livros é uma biblioteca comunitária, mantida pela Sociedade Amantes da Leitura, com sede na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, que defende a importância da leitura para o desenvolvimento comunitário e individual. Desde o ano de 2009 é reconhecida como Ponto de Cultura. Tem como missão facilitar o acesso ao livro e à leitura através do atendimento diário e gratuito à comunidade, promovendo a formação de leitores e de mediadores de leitura. Funcionamento: Terça-feira a sábado, das 14h às 19h. Telefone: 48 3879.3208 Contribua com a Barca dos Livros! Banco do Brasil, Ag. 3185-2 – CC 13.058-3. CNPJ 06 022 478/0001-07. Beneficiário Sociedade Amantes da Leitura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s