Duelo

Sugestão de Leitura de Ana Maria Sabino
Núcleo de Estudos e Pesquisas da Barca dos Livos

Esta é uma história de amizade e cumplicidade entre David, um menino de 12 anos, e Rosenthal, um senhor de 70 anos que vive num asilo.

Ter como único amigo um homem de 70 anos, dá idéia de quem David é. Mesmo com sua mãe dizendo que ele não mergulha, mas se afoga nos pensamentos, ele consegue se entender muito bem.  É sensível, perspicaz, com uma forma de pensar incomum para a sua idade, e com uma forma peculiar de dizer as coisas. Ele só se preocupa com os pais, que não aceitam o modo de ele ser.

David e o senhor  Rosenthal estão, cada um, numa ponta da vida. Ao focalizar esta relação, o autor aborda um tema delicado, que é o da velhice.

Criança gosta de velhos? David gosta do senhor Rosenthal.  A ponto de dizer que, “às vezes (…) era ele quem tornava a (…) /sua/ vida mais interessante.” (p.23)

Com o senhor Rosenthal, David conhece o ciúme e o amor impossível. Também vive aventuras inimagináveis e vai tentar impedir que o pior aconteça, afinal, é ele o protagonista da história.

Mesclando aventura, suspense e humor, Duelo é uma leitura que garante um agradável fim de semana.

Anúncios
Publicado em Nas águas da Literatura, Sugestões de Leitura por NEP. Marque Link Permanente.

Sobre NEP

O Núcleo de Estudos e Pesquisas da Barca dos Livros é responsável pela análise do acervo, planejamento, produção e execução de materiais de divulgação, análise e crítica de livros em diferentes suportes (jornais, internet, rádio, televisão) As ações do Grupo de Estudos e Pesquisas buscam estabelecer uma linha interdisciplinar entre a literatura e outras áreas, promovendo práticas leitoras voltadas para a natureza das múltiplas linguagens.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s