A Barca dos Livros leva a literatura para além de suas quatro paredes.

Agora em fevereiro, a Barca dos Livros comemora seu 4º aniversário. Como parte das comemorações, queremos fazer um relato de nossas diferentes atividades e também dar oportunidade aos nossos leitores e colaboradores de se manifestarem sobre seu relacionamento com a biblioteca. Começamos com o trabalho mais que especial de nossa sócia e diretora da Sociedade Amantes da Leitura, Isa Saraiva Ferreira, junto ao PLIAT (Plantão Interinstitucional de Atendimento) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão de Santa Catarina.

Leia seu depoimento e em seguida os textos de algumas adolescentes internas no PLIAT: um valioso presente para nós!

Semeando, Barca e Meninas

Desde 2004 eu mesma venho divulgando o meu livro SEMEANDO, uma coletânea com lembretes de boas-maneiras para todas as idades.

Em fevereiro de 2009 esse livreto entrava na sexta edição, quando minha amiga Margarete me apresentou à Cris, que já conhecia meu livro e manifestou interesse em adquiri-lo. Sempre carrego alguns exemplares na bolsa para uma eventualidade como essa. Cris folheou o livro, dizendo que o levaria para as meninas.  E explicou que era monitora na instituição que abriga as menores infratoras (PLIAT – Plantão Interdisciplinar de Atendimento). Nesse momento, me olhou e disse: “Bom mesmo seria se você fosse lá, falar sobre o assunto de que trata o livro”.  Levei um susto!  Respirei fundo, olhei para a Margarete e perguntei: “Você vai comigo?” Margarete aceitou.  Marcamos um dia em que a Cris estivesse de plantão e lá fomos nós, depois de passarmos algumas horas planejando atividades e selecionando histórias com o assunto do livro.  Nossa idéia era apresentar uma alternativa para a construção da paz, a partir do comportamento individual de gentileza, respeito e educação.

As catorze meninas, dos treze aos dezessete anos, em débito com a justiça, gostaram muito e participaram das brincadeiras com entusiasmo.  Ao término de nossa apresentação uma delas veio me agradecer, dizendo que fora a melhor visita que elas já tiveram e pediu para que voltássemos.  Fiquei emocionada.  Combinei então com a direção de retornar quinzenalmente, sempre com o mesmo objetivo: levar esperança de paz.

Quando Tânia Piacentini, coordenadora da Biblioteca Barca dos Livros, tomou conhecimento dessa minha atividade, sugeriu que eu fosse a ponte entre a Biblioteca e as meninas. Elaboramos uma ficha para que preenchessem com seus dados, incluindo sua preferência literária (poesia, romance, aventura, quadrinhos, literatura infantil, mistério, etc.), a fim de que a carteirinha de leitora da Biblioteca Barca dos Livros fosse confeccionada para todas e eu pudesse atendê-las, de acordo com o gosto de cada uma.

O tempo de permanência das adolescentes no PLIAT varia, em função da gravidade da pena.  Mesmo as que passam pouco tempo na instituição, ao saírem, levam consigo a carteirinha de leitora da Barca dos Livros, e com certeza, a lembrança dos livros a que tiveram acesso, das histórias lidas e contadas.

Há quase dois anos levo e trago de volta os livros da Barca.  E agora, nas minhas visitas, não trato apenas sobre boas-maneiras.  Conversamos e trocamos idéias também sobre o que leram.  Conto histórias e peço que elas também nos contem o que leram e gostaram.  Sempre que chego com livros, é um alvoroço: correm para serem as primeiras a separar o livro que mais lhes interessa.  Também sugerem, uma para outra, algum título que leram, e do qual gostaram.

A Barca dos Livros, com freqüência, também tem oferecido muitos exemplares como doação, como por exemplo, os títulos já existentes em seu acervo. Recentemente, as estantes com os livros do PLIAT foram transferidas para outro cômodo, e mal eu cheguei, as meninas me convidaram para conhecer sua atual biblioteca, muito bem organizada por assunto. E me mostraram, orgulhosas, os inúmeros títulos recebidos da Barca dos Livros, o que muito tem enriquecido sua biblioteca.

Segundo a direção, até então, nunca haviam demonstrado tanto interesse pela leitura, e isso vem se refletindo em sala de aula, uma vez que todas freqüentam o EJA (Educação de Jovens e Adultos).  Algumas já até ensaiam os primeiros contos.  Na disciplina também a melhora é notada, por ficarem mais ocupadas com a leitura.

Espero que as sementes do Semeando e da literatura encontrem um solo fértil e possam germinar, contribuindo desse modo para o crescimento de todas, formação de novas leitoras e para a esperança num mundo melhor.

Isa Saraiva Ferreira

DEPOIMENTOS:

“A Dona Isa é uma pessoa muito boa de coração.  Mas eu sei que tem muitas pessoas junto com ela e para mim todas são boas, porque hoje em dia tem muitas pessoas com preconceito, mas ao contrário dessas pessoas preconceituosas, as pessoas que trabalham na Barca não olharam nossos passados, mas sim, nosso presente e nosso futuro.  Elas foram muito legais, trazendo sempre todos os livros pra gente ler; eu sou muito agradecida por que antes eu não lia muito bem. Mas, só foi eu ficar lendo todos os dias que hoje sou boa em leitura.  Quando eu estava lá fora, não tive a oportunidade de conhecer uma biblioteca de verdade, mas só de ler, já sei que deve ser linda, com muitos livros de todos os tipos e com várias cores.  Hoje, ler pra mim é tudo, porque sem leitura a gente não é nada, eu amo a leitura; mais ainda se for livros da Barca, de vários tipos, que eu quiser, é só eu querer.
Hoje eu falo com orgulho: se alguém estiver fazendo algo ruim, pare agora e faça uma coisa boa: pegue um livro e leia, porque a melhor coisa que tem é ler e relaxar a mente e o corpo.  Eu agradeço às pessoas que deram a oportunidade de nós sermos felizes, lendo os livros da Barca.  Muito obrigada.  Vou falar uma coisa: a leitura modifica totalmente as pessoas, principalmente eu.  Espero que isso que escrevi sirva de lição para algumas pessoas, para não errar, mas se errar, consertar.”
(A.P.M.- 18 anos)

“Bom, quando eu conheci a Dona Isa eu não gostava de ler, mas ela faz um trabalho tão bom conosco! Ela vem aqui no PLIAT, conta história, faz brincadeiras… Ela me ensinou a conhecer um outro mundo: o mundo da imaginação.  Só temos a agradecer à Dona Isa e aos amigos dela lá da Barca dos Livros.”
(A.C. – 15 anos)

“A Barca dos Livros teve uma grande contribuição para meu hábito de leitura.  Pois, com a participação da Dona Isa Saraiva em trazer os livros, eu me habituei a ler com mais freqüência, porque ela dá a oportunidade de nós escolhermos o tema que preferir.  Sem contar que na Barca há também “Sarau de histórias”, onde cada participante tem de contar uma história com o tema dado, e sendo assim, a Dona Isa tem que escolher a sua e nós temos a honra de escutar e dar opiniões em primeira mão.  Eu só tenho a agradecer a Dona Isa por me apresentar a Barca, e também quero agradecer o incentivo à leitura, e a todos da Barca dos Livros.  Obrigada!”
(D.A.J. – 15 anos)

“A Barca dos Livros me inspirou muito com a leitura, porque antes eu nem dava valor à leitura e hoje eu adoro ler e a Dona Isa traz livros fantásticos para nós lermos e com a visita da Dona Isa eu aprendi muitas coisas sobre respeito, amor, carinho, convivência e eu digo que a Dona Isa foi um anjo que entrou na minha vida de uma forma que me transformou em outra pessoa.  Obrigada por a Dona Isa ser essa pessoa maravilhosa e dedicada.”

(C.R.V. e todas as adolescentes – 15 anos)

Anúncios
Publicado em Notícias por Barca dos Livros. Marque Link Permanente.

Sobre Barca dos Livros

A Barca dos Livros é uma biblioteca comunitária, mantida pela Sociedade Amantes da Leitura, com sede na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, que defende a importância da leitura para o desenvolvimento comunitário e individual. Desde o ano de 2009 é reconhecida como Ponto de Cultura. Tem como missão facilitar o acesso ao livro e à leitura através do atendimento diário e gratuito à comunidade, promovendo a formação de leitores e de mediadores de leitura. Funcionamento: Terça-feira a sábado, das 14h às 19h. Telefone: 48 3879.3208 Contribua com a Barca dos Livros! Banco do Brasil, Ag. 3185-2 – CC 13.058-3. CNPJ 06 022 478/0001-07. Beneficiário Sociedade Amantes da Leitura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s