Semeando a leitura

Desde 2009, a Barca dos Livros vem contribuindo para a criação e dinamização da biblioteca do PLIAT – Plantão Interinstitucional de Atendimento da Secretaria do Estado de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, instituição que abriga menores infratoras em Florianópolis. Nossa sócia Isa Saraiva é o elo entre a biblioteca e as jovens que já se tornaram ávidas leitoras. Leia aqui o seu relato:
“Desde 2004 eu mesma venho divulgando o meu livro SEMEANDO, uma coletânea com lembretes de boas-maneiras para todas as idades.
Em fevereiro de 2008 esse livreto entrava na sexta edição, quando minha amiga Margarete me apresentou à Cris, que já conhecia meu livro e manifestou interesse em adquiri-lo. Sempre carrego alguns exemplares na bolsa para uma eventualidade como essa. Cris folheou o livro, dizendo que o levaria para as meninas. E explicou que era monitora na instituição que abriga as menores infratoras. Nesse momento, me olhou e disse: “Bom mesmo seria se você fosse lá, falar sobre o assunto de que trata o livro”. Levei um susto! Respirei fundo, olhei para a Margarete e perguntei: “Você vai comigo?” Margarete aceitou. Marcamos um dia em que a Cris estivesse de plantão e lá fomos nós, depois de passarmos algumas horas planejando atividades e selecionando histórias com o assunto do livro. Nossa idéia era apresentar uma alternativa para a construção da paz, a partir do comportamento individual de gentileza, respeito e educação. As catorze meninas, dos treze aos dezessete anos, em débito com a justiça, gostaram muito e participaram das brincadeiras com entusiasmo. Ao término de nossa apresentação uma delas veio me agradecer, dizendo que fora a melhor visita que elas já tiveram e pediu para que voltássemos. Fiquei emocionada. Combinei então com a direção de retornar quinzenalmente, sempre com o mesmo objetivo: levar esperança de paz. Quando Tânia Piacentini, então diretora da Biblioteca Barca dos Livros, tomou conhecimento dessa minha atividade, sugeriu que eu fosse a ponte entre a Biblioteca e as meninas. Elaboramos uma ficha para que preenchessem com seus dados, incluindo sua preferência literária (poesia, romance, aventura quadrinhos, literatura infantil), a fim de que na biblioteca a carteirinha de leitora da Biblioteca Barca dos Livros fosse confeccionada para todas e eu pudesse atendê-las, de acordo com o gosto de cada uma. Há quase dois anos levo e trago de volta os livros da Barca. E agora, nas minhas visitas, não trato apenas sobre boas-maneiras. Conversamos e trocamos idéias também sobre o que leram. Conto histórias e peço que elas também nos contem o que leram e gostaram. Segundo a direção, até então, nunca haviam demonstrado tanto interesse pela leitura, e isso vem se refletindo em sala de aula, uma vez que todas freqüentam o EJA (Educação de Jovens e Adultos). Algumas já até ensaiam os primeiros contos. Na disciplina também a melhora é notada, por ficarem mais ocupadas com a leitura. Espero que as sementes do Semeando e da literatura encontrem um solo fértil e possam germinar, contribuindo desse modo para o crescimento de todas, formação de novas leitoras e para a esperança num mundo melhor.”

Anúncios
Publicado em Notícias por Barca dos Livros. Marque Link Permanente.

Sobre Barca dos Livros

A Barca dos Livros é uma biblioteca comunitária, mantida pela Sociedade Amantes da Leitura, com sede na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, que defende a importância da leitura para o desenvolvimento comunitário e individual. Desde o ano de 2009 é reconhecida como Ponto de Cultura. Tem como missão facilitar o acesso ao livro e à leitura através do atendimento diário e gratuito à comunidade, promovendo a formação de leitores e de mediadores de leitura. Funcionamento: Terça-feira a sábado, das 14h às 19h. Telefone: 48 3879.3208 Contribua com a Barca dos Livros! Banco do Brasil, Ag. 3185-2 – CC 13.058-3. CNPJ 06 022 478/0001-07. Beneficiário Sociedade Amantes da Leitura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s