Um castelo de livros

Biblioteca Juvenil Internacional de Munique
A maior biblioteca de literatura infantil e juvenil do mundo

Inaiara Wilke – Gestora de Cultura da Barca dos Livros um castelo de livros
Entrando no castelo, no meio de quase 600.000 títulos, em mais de 130 idiomas, sendo que entre eles 80.000 são livros históricos publicados entre 1574 e 1950, o que senti foi a certeza de que – aqui tenho muito para ver e aprender!

Muito bem recebida pelo Sr. Jochen Weber, diretor do Departamento de “Leitores” da Biblioteca e pela Sra. Jutta Reusch, coordenadora do Departamento de Biblioteconomia da instituição, tive a honra de ser apresentada ao “Castelo de Livros”, começando pela sua história – o surgimento.

A Biblioteca foi fundada em 1949 por Jella Lepman e desde então se consolidou como um reconhecido centro de literatura internacional juvenil e infantil. A idealizadora e realizadora começou seu trabalho logo depois do final da Segunda Guerra Mundial, com uma exposição internacional de livros infantis em diferentes idiomas montada em um ônibus- biblioteca.
um castelo de livros
Jella Lepman enxergava uma possibilidade de, através da literatura trazer novas esperanças, valores e, sobretudo, de proporcionar o entendimento entre os diferentes povos e diferentes culturas – uma temática bastante atual até os dias de hoje. Assim, Frau Lepman direcionou sua atenção às crianças, buscando não só um diálogo sobre a literatura infantil, mas também oferecendo a esse público uma seleção de livros escolhidos e uma linha de trabalho que se constitui ainda hoje como linha principal do trabalho da Biblioteca Juvenil Internacional de Munique: a formação cultural de crianças e jovens e a promoção do intercâmbio entre as culturas dos diferentes povos.um castelo de livros

Desde 1983 a Biblioteca encontra-se instalada no Castelo de Blutenburg, um bairro de Munique. Além do compromisso permanente na formação de crianças e jovens, um dos principais objetivos da instituição é colecionar e catalogar o melhor da literatura infantil mundial.

um castelo de livrosDepois de passar os olhos sobre a história, chegou a hora de conhecer as instalações do Castelo e o acervo: seções divididas por idiomas; biblioteca infantil e juvenil; biblioteca de pesquisa, biblioteca de estudo com as coleções históricas, as publicações de periódicos; os museus da leitura – com exposições sobre a vida e a obra de grandes autores e ilustradores da literatura infantil internacional: Museu Michael Ende, Museu da ilustradora Binette Schroeder, do ilustrador Eric Carles, exposições permanentes e temporais como a de Robinson Crusoé; salas para os cursos e oficinas; departamento de catalogação; departamento de “Leitura” (alemão, inglês, francês, japonês, ibérico, escandinavo, idiomas eslavos, italiano, holandês, romano, húngaro, persa e turco); a direção geral; o centro administrativo e gestão da biblioteca; o departamento de comunicação; a coordenação dos bibliotecários e pesquisas e os jardins… Ufa! Foram dois dias de caminhada e confesso que ainda estou um pouco perdida nos subterrâneos do castelo.

Depois da visita guiada, conheci de perto todos os coordenadores dos departamentos acima citados, pois estavam reunidos em assembléia e no final da mesma já estava programada a apresentação do Projeto Barca dos Livros (em telão) por Inaiara Wilke aus Brasilien. Eu estava preparada e fiz uma breve apresentação de 15 minutos, apresentando o Projeto através do Site www.amantesdaleitura.org, recebendo muitos aplausos e exclamações de “ahhhh!!! Que bonito trabalho!” Recebi toda a atenção possível e essa apresentação serviu como aproximação com as pessoas e a liberdade de eu fazer todas a perguntas que queria, sem medo – foram todas respondidas -; conversei com os coordenadores e demorei bastante no departamento de comunicação, onde me senti no meio de colegas e sanei as dúvidas restantes.
Desde 1996 a Fundação Biblioteca Juvenil Internacional é a responsável pela instituição, que é mantida pelo Estado da Baviera – Secretaria de Cultura (25%), Município de Munique – Secretaria de Cultura (25%) e Governo Federal da Alemanha – Ministério da Família, Crianças e Jovens (50%). (Veja galeria de fotos)

Depois da visita à Biblioteca Juvenil Internacional em Munique, aproveitei para visitar a Biblioteca Nacional Infantil e Juvenil de Munique – especializada em novas mídias e tecnologias e também em quadrinhos-, no centro cultural Gasteig (veja fotos). A próxima visita foi na cidade de Karlsruhe, na Biblioteca Municipal Infantil e Juvenil. (Veja fotos). Nessa cidade também realizei uma residência na Instituição Cultural de Intercâmbio com a América Latina – Pan-Amerika e.V., onde acompanhei os principais projetos realizados entre Alemanha e países como Cuba, Peru, Argentina e Chile através da Embaixada Alemã, e onde surgiu a possibilidade de o Brasil integrar-se nesse projeto através da Biblioteca Barca dos Livros com o tema: sensibilização para a leitura através de novas mídias e tecnologias.

A visita terminou dez dias depois com idéias que fervilhavam, novos modelos, certos questionamentos, a inquietude de continuar trocando conhecimento e absorvendo grandes experiências em instituições de diferentes partes do mundo. E com a motivação de saber que, apesar de sermos tão diferentes, com realidades tão diversas, temos muito em comum.

A certeza que fica fortalecida é a de continuar o trabalho por uma sociedade leitora em nosso país.

Para saber mais sobre a biblioteca www.ijb.de

Anúncios
Publicado em Notícias por Barca dos Livros. Marque Link Permanente.

Sobre Barca dos Livros

A Barca dos Livros é uma biblioteca comunitária, mantida pela Sociedade Amantes da Leitura, com sede na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, que defende a importância da leitura para o desenvolvimento comunitário e individual. Desde o ano de 2009 é reconhecida como Ponto de Cultura. Tem como missão facilitar o acesso ao livro e à leitura através do atendimento diário e gratuito à comunidade, promovendo a formação de leitores e de mediadores de leitura. Funcionamento: Terça-feira a sábado, das 14h às 19h. Telefone: 48 3879.3208 Contribua com a Barca dos Livros! Banco do Brasil, Ag. 3185-2 – CC 13.058-3. CNPJ 06 022 478/0001-07. Beneficiário Sociedade Amantes da Leitura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s