A família vai à Barca

Antoninha Santiago e Fernanda Lago
AS COMUNICAÇÃO
(matéria parcialmente publicada no Jornal da Lagoa,
edição nº 184, 1ª quinzena de abril de 2009)

O prazer de contar com uma biblioteca em excelentes instalações e com mais de oito mil títulos, atendida por profissionais e com uma privilegiada vista da Lagoa da Conceição, só em 2008 foi desfrutado por quase 22 mil pessoas. Trata-se dos leitores e visitantes da Barca dos Livros, localizada em frente aofamilia vai à barca trapiche do portinho da Lagoa. Mantida pela Sociedade Amantes da Leitura, a Barca é uma referência nacional, mas, no âmbito local, abriga histórias pessoais muito especiais, como a da família de leitores Marcelo e Carla Coutinho e os filhos Bernardo (8) e Maria Inês (2). Nesta entrevista, eles falam  sobre o prazer da leitura e de freqüentar a Barca dos Livros.

1- Quando a família começou a freqüentar a Barca dos Livros e como tomaram conhecimento da biblioteca?

R: Não sabemos precisar a data em que começamos a freqüentar a biblioteca, pois temos a sensação que ela sempre fez parte das nossas vidas, uma paixão à primeira vista! Na verdade, já sabíamos um pouco sobre a criação da Barca, através da Tânia, que gentilmente tinha o hábito de nos emprestar livros.

3- Que idade têm os filhos? Já são alfabetizados?

R: O Bernardo tem 08 anos de idade (alfabetizado) e a Maria Inês, apenas 02 anos de idade, mas adora livros e histórias!

4- Quantos livros, em média, a família retira por mês na Barca?

R: Uma média de 25 livros.

5- As leituras em casa são feitas em voz alta, em conjunto, ou cada um lê o seu livro silenciosamente?

R: A maioria das vezes, a leitura é feita individualmente, entretanto quando pegamos livros para a família, por exemplo, livros infantis, essa leitura é feita para o grupo. Costumamos ler para as crianças através de brincadeiras com o intuito de suscitar o desejo e o prazer da leitura e ainda prender a atenção delas, valorizando assim o ato de ler!

6- Do ponto de vista da família, qual o maior incentivo à leitura que uma criança pode ter?

R: O maior incentivo à leitura que uma criança pode ter é, sem sombra de dúvida, o exemplo da família, o exemplo em casa, com os pais, onde o famoso “nada se cria tudo se copia” é seguido à risca! A criança, com certeza, vai estar mais inclinada a fazer coisas que os pais (suporte e base) fazem habitualmente. Dessa forma, criar-se-á um vínculo indissociável, uma verdadeira e eterna relação de amor.

7- Qual o livro que fez maior sucesso na família até hoje? Por quê?

R: Na verdade foram inúmeros os livros que fizeram sucesso, depende de cada membro da família. Uns apaixonaram-se perdidamente pela escrita simples e saborosa do Mia Couto, outros, os baixinhos encantaram-se com o “D. Quixote” de Cervantes. Todavia, o maior sucesso em casa foi “Romeu e Julieta” em forma de teatro (ilustração). O livro foi um acontecimento, pois a obra de Shakespeare estava apresentada de uma forma simplesmente magnífica, deliciosa e arrebatadora, capaz de envolver adultos e crianças!

8- Já retiraram mais de uma vez o mesmo livro pelo prazer da releitura? Qual?

R: Sim, infinitas vezes, por exemplo, todos os livros do Mia Couto, poesias e alguns clássicos.

9- Qual a importância da Biblioteca Barca dos Livros para o bairro e a comunidade em geral?

R: A Barca representa o mundo da imaginação, o mundo que nos permite a maior e mais deslumbrante das viagens, a viagem através das palavras, das histórias, da sabedoria e do conhecimento! A Barca dos Livros é um baú de informação e encantamento para todos nós, e também para a comunidade e seu entorno, que ganha de forma brilhante um cantinho acolhedor, simpático, delicado, aconchegante e repleto de sapiência.
Sinceramente é de louvar esta iniciativa, pois acreditamos que não seja propriamente fácil realizar esta empreitada. Nós, que somos agraciados com tal cantinho, sentimos muito orgulho de todas as pessoas que o idealizaram e nos permitiram através de tal honrosa atitude, fazer parte dele. Hoje, a Barca dos Livros é um complemento, algo que faz parte da nossa rotina, e acima de tudo, do dia a dia dos nossos filhos, para quem sempre desejamos o melhor da vida!

10- O hábito de freqüentar biblioteca e retirar livros vem das famílias dos pais?

R: Sim, um hábito que começou em casa, como um exemplo a ser seguido.

11- As crianças já escolhem sua própria leitura na Barca ou recebem alguma sugestão e/ou orientação da equipe da Barca ou da família?

R: Sim, inúmeras vezes. Outras vezes, recebem auxilio dos pais e da própria Barca.

12- Costumam convidar amiguinhos para a Barca também?

R: Freqüentemente.

13- Além da leitura, quais os outros hobbies da família?

R: Além da leitura, a família gosta de cozinhar, passear de bicicleta, ir ao cinema, parques, praia, viajar, jardinagem, entre outros.

14- Praticam também algum esporte juntos? Qual? Com que freqüência?

R: Futebol, caminhada e ciclismo (semanalmente).

15- Qual a importância da leitura para a vida familiar e para o desenvolvimento das crianças e adultos?

R: A leitura apresenta-se como um importante e poderoso instrumento de compreensão e está presente nas nossas vidas desde o momento que começamos a interagir e a tentar entender o mundo sob diversas perspectivas.
É um dos alicerces do conhecimento e também de construção da personalidade, onde o “lúdico” nos leva a conhecer a realidade de uma forma mais agradável e, ao mesmo tempo com espírito critico.
O ato de ler permite-nos saber um pouco mais sobre o ser humano e o mundo à nossa volta (pessoas, culturas, povos, línguas, costumes, crenças, atitudes, comportamentos, histórias, brincadeiras, entre outros) com os seus infinitos e curiosos detalhes.
Para completar, a leitura une a família e ainda nos oferece, de mão beijada, excelentes bons momentos, boas risadas e, por conseguinte crianças felizes!

Anúncios
Publicado em Notícias por Barca dos Livros. Marque Link Permanente.

Sobre Barca dos Livros

A Barca dos Livros é uma biblioteca comunitária, mantida pela Sociedade Amantes da Leitura, com sede na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, que defende a importância da leitura para o desenvolvimento comunitário e individual. Desde o ano de 2009 é reconhecida como Ponto de Cultura. Tem como missão facilitar o acesso ao livro e à leitura através do atendimento diário e gratuito à comunidade, promovendo a formação de leitores e de mediadores de leitura. Funcionamento: Terça-feira a sábado, das 14h às 19h. Telefone: 48 3879.3208 Contribua com a Barca dos Livros! Banco do Brasil, Ag. 3185-2 – CC 13.058-3. CNPJ 06 022 478/0001-07. Beneficiário Sociedade Amantes da Leitura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s